Mensagem do Presidente

Geraldo Reple Sobrinho
Presidente do COSEMS/SP

Prezados amigos e defensores do SUS,

Em março de 2022, realizaremos o 35º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo com um SUS impactado duramente, após 2 anos de pandemia, e essa realidade inquestionável se traduzirá em debates importantes para o fortalecimento de todos os gestores e suas equipes. 

O COSEMS/SP escolheu como tema para o Congresso “A importância do SUS no enfrentamento da pandemia e na pós pandemia” e espera que essa discussão ajude o SUS paulista a manter e qualificar esse novo cenário da Saúde.  Nunca fomos tão unidos como gestores para o enfrentamento de um tema tão desafiador. Necessitamos de novos compromissos com a troca de experiências, a capacitação de nossos colaboradores, a valorização do trabalho vivo do SUS, o financiamento adequado e o acolhimento de nossos usuários.

O SUS ganhou relevância ímpar e superlativa frente a todos os brasileiros e o mundo, pelo poder de resiliência pautado em um direito social à saúde para todos. Quem não o conhecia, agora sabe da dimensão e dos desafios que enfrentamos de modo cotidiano e permanente. Eis um bom motivo para nos reunirmos e elevarmos o tom dessas discussões. 

O Congresso será, pelo 2º ano consecutivo, 100% remoto. Serão ofertadas programações on line, que são oportunidades de qualificar o SUS e sua gestão, em Cursos, Encontros, Grandes Conversas, durante 3 dias. Teremos atividades com os Secretários Municipais de Saúde e equipes, buscando aprofundamento dos elos de experiências vividas, possibilitando a elaboração da Carta do 35º Congresso com múltiplos olhares, durante nossa Assembleia Geral Ordinária, e fortalecendo nossa luta e união em defesa do SUS.

Teremos a 18ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 11º Prêmio David Capistrano, uma oportunidade de dar voz ao cotidiano municipal, em 10 modalidades temáticas. Incentivem suas equipes a participarem em busca desse reconhecimento e visibilidade.

O COSEMS/SP traz, em 2022, mais maturidade e amplia o espaço digital para participação de todos, com mais de 50 atividades e encontros.

A programação será intensa e terá participação de Diretores, Assessores e Apoiadores do COSEMS/SP, membros do CONASEMS, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e de instituições de ensino e pesquisa, técnicos e militantes do SUS de todo o Brasil, destacando que nosso Congresso é reconhecido como um dos mais importantes na área da Saúde Pública.

 

O COSEMS/SP ficará honrado com sua presença!